sábado, 12 de dezembro de 2015

Pelos caminhos da fotografia... 40 anos de trajetória

Dia 08, aconteceu no Museu de Comunicação Hipólito Jose da Costa a abertura da exposição "Por Onde Andei..." de Jorge Aguiar, que faz uma recompilação dos principais trabalhos de sua carreira. São 30 fotografias em preto e branco que retratam com beleza e humanidade o lado esquecido e que a maioria das pessoas preferem fingir não ver das paisagens cotidianas das cidades... suas periferias.

Antes de falar da exposição preciso fazer um mea culpa... esta foi a primeira vez que entrei no Museu da Comunicação, e me envergonho disso... pois na correria do dia a dia esta visita sempre ficava para depois... e o museu merece ser visitado e muito mais que uma unica vez...precisarei de muitas visitas para me redimir do tempo perdido...

Jorge Aguiar trabalha com fotojornalismo e fotografia documental, neste tipo de fotografia, pelo que entendi, o fotografo muitas vezes passa longos períodos de tempo dentro da comunidade a ser retratada,  meses inclusive, acredito que isso dê boa parte da emoção e sensibilidade de cada fotografia. Mesmo nas cenas mais fortes e impactantes se percebe um certa empatia entre fotografo e retratado... onde até mesmo as imagens do presidio central conseguem nos comover e emocionar. Impossível não lembrar da celebre frase de Che Guevara nestes momentos: "hay que endurecerse pero, sin perder la ternura..." Jorge também desenvolve a mais de 18 anos desenvolve o Projeto Luz Reveladora Photo da Lata em periferias ministrando oficinas pinhole a jovens e adultos em  áreas de vulnerabilidades sociais. 

Mas a terça-feira, dia 8, além de nos apresentar essa seleção de imagens muito bem escolhidas e distribuídas em uma das salas de exposição do Museu, parte onde Jorge contou com a ajuda dos amigos fieis e parceiros Zezé Carneiro e Otávio Teixeira,  dois grandes fotógrafos desta cidade, também foi um momento de festa e confraternização... estavam presentes na abertura da exposição, familiares, amigos, colegas de profissão e muitos admiradores da fotografia. 
Me senti extremamente honrada e feliz em ter tido a oportunidade de estar presente na abertura desta exposição e ter conhecido alguns dos grandes nomes da fotografia local. 

Fotografo com vários prêmios nacionais e internacionais, inclusive o Prêmio Direitos Humanos UNESCO em 2003-projeto Photo da lata e tendo realizados diversas exposições coletivas e individuais, a exposição que esta no Museu da Comunicação fica aberta para visitação até 15 de janeiro sendo que, dia 16/12, a partir das 14:30 o artista, por que fotografia é uma arte, solitária pois mostra a realidade através do olhar de um individuo, estará no museu para uma visita guiada a exposição "Por Onde Andei", será uma ótima oportunidade para os amantes da fotografia visitarem  a exposição e terem uma conversa interessante com seu autor.


 


  


 


 

 


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário